Nossa Missão:

COMO EDUCADORES FÍSICOS PREOCUPADOS COM O BEM ESTAR, A SAÚDE E A QUALIDADE DE VIDA DOS NOSSOS CLIENTES, TEMOS COMO MISSÃO:

- Oportunizar de maneira Programada, Orientada, Segura e Saudável uma Atividade Física Agradável, Prazerosa, Motivante e de Fácil Acesso, de preferência ao Ar Livre e em Ambientes Naturais.
Queremos com isso Desenvolver e Aprimorar as Capacidades Aeróbias e Anaeróbias, da Resistência e Força Muscular, da Velocidade e Potência, da Agilidade e Equilíbrio, e também da Flexibilidade. E ainda promover a Sociabilização!
Competir, Chegar em Primeiro, Treinar Mais, Correr Mais, Reduzir Tempos... Isso não é mais Importante do que Viver Mais e Melhor!

terça-feira, 31 de maio de 2011

ROTINA DO CORREDOR - ORIENTAÇÕES



Não existem regras para acomodar os horários de refeições e o seu programa de treinamento. Alguns profissionais da saúde  recomendam descansar duas horas depois da refeição para correr. Outros asseguram que não é necessário esperar tanto. Em geral, parece ser o meio-termo uma medida razoável. De qualquer maneira é prudente observar seu conforto estomacal antes de começar a se exercitar.
Seu corpo lhe deixará saber diretamente se necessitas de mais ou menos tempo. 

Outro sinal a que fiques atento é a necessidade de alimentos ou combustível.  Caso positivo, seu corpo fará com que sintas fome. Simples assim!
A fome é apenas uma das muitas mensagens que receberá de seu corpo ao longo deste programa, que deverá se flexível o bastante para acomodar essas mensagens.

Quando conseguir criar o hábito de correr, também não será prudente restringir as horas de sono. O fato de sentir-se cheio de energia, com maior disposição, mais eufórico, senhor do Mundo, não significa que possas dormir menos do que antes. Repouso de Qualidade é Fundamental! Então fique ALERTA!



Se a corrida precede a jornada de trabalho, pode ser um acerto tomar o desjejum mais cedo, para que o corpo tenha energia para queimar durante o exercício. Outros aconselham fazer um lanche rápido, porém nutritivo, antes de correr e ainda há alguns que aconselham comer depois de correr. Você pode experimentar alguns destes métodos e, de acordo de como se sinta, poderá adotar um ou outro. De qualquer forma, não há regras fixas. O auxílio de um profissional da área da Nutrição nestes aspectos poderá fazer um significativa diferença!

Algumas pessoas prescindem do almoço e gastam esse tempo correndo. Consulte o seu médico e o seu Professor antes de adotar este método que, por outro lado, permite romper a monotonia diária ao proporcionar uma espécie de recreio durante a jornada de trabalho. Neste horário tome cuidado com o local em que realiza a atividade e com o clima. Lugares com trânsito intenso de automóveis não parece ser muito adequado. E ainda, em dias muito quente e úmido procure por locais arborizados e mais frescos!

As primeiras horas da noite exercem certa atração especial sobre alguns corredores. Só o que posso dizer é que os corredores noturnos deveriam terminar seu exercício uma hora antes de ir para a cama, de outro modo podem ter dificuldades para conseguir pegar no sono. A prática da corrida/caminhada "desperta" seu corpo na noite da mesma forma que o faz pela manhã, e necessita de no mínimo sessenta minutos para voltar à normalidade.

O Ideal é: Estabeleça uma rotina. Uma vez que tenha decidido a hora do dia em que vai correr, siga isto! Se num dia correr de manhã, no seguinte ao meio-dia e no outro de noite, não está criando uma rotina. Deve se esforçar em desenvolver um novo hábito. O exercício fica mais fácil fixando-se um horário. Todo o hábito é, geralmente, um reflexo condicionado e os reflexos condicionados aparecem devido às repetições. A repetição propicia, também, que o corpo e a mente desenvolvam uma resposta padrão.

Este programa de condicionamento físico, requer correr no mínimo três vezes por semana. Isto ajuda a criar o hábito. Os especialistas em educação física recomendam correr em dias alternados, já que o descanso é tão importante para o corpo quanto o próprio exercício. O que não se deve fazer é correr três dias seguidos e se esquecer dos outras quatro dias da semana. Alterne um dia de exercício com outro de descanso.

Bill Bowerman, treinador da universidade de Oregon, famosa por seus corredores de fundo, preparava suas equipes de acordo com essa norma. Ele chamava este método de "difícil-fácil" (um dia de trabalho duro, seguido por outro de treino suave ou descanso).
Os programas devem ser seguidos o melhor possível, mas não cegamente. Há momentos nos quais não convêm correr. Se, por exemplo, pega-se um resfriado, uma gripe ou qualquer outra doença, a única coisa que conseguirá correndo será prejudicar o seu organismo. Por outro lado, se notar que está para ficar resfriado, a corrida ou caminhada pode lhe ajudar a livrar-se disso.

O lugar onde irá correr é outra das coisas que pode decidir livremente, neste aspecto as possibilidades são ilimitadas. Dê uma olhada nos arredores, escolha um itinerário e verifique se reúne as condições de segurança necessárias. Deve-se ter em conta o tráfico de veículos e não é preciso ser um gênio para saber que certas zonas urbanas são perigosas a qualquer hora do dia ou da noite.
Preste atenção à superfície do terreno. O gramado é a melhor opção para correr, é macio, cômodo e protege os pés, tendões e articulações. Porém tem seus aspectos negativos, podes estar correndo despreocupado, porém por baixo se ocultam pequenos buracos, lombas e raízes. Qualquer uma dessas irregularidades pode causar quedas e torções, e com estas, danos aos ligamentos e tendões.
A superfície de terra batida é mais dura do que a grama, mas é o que recomendo porque pode-se ver onde está pisando. E, por último, os pavimentos de asfalto, que são os solos mais duros, porém mais lisos, têm como ponto negativo o impacto sobre as articulações dos membros inferiores do corpo, da cintura pra baixo, que se vai agravando quando se tem uma quantidade de anos maior nas costas.

Resumindo: quando correr por superfícies sem pavimentação ou por terreno desconhecido, mantenha os olhos atentos ao solo. Por via das dúvidas, olhos abertos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário