Nossa Missão:

COMO EDUCADORES FÍSICOS PREOCUPADOS COM O BEM ESTAR, A SAÚDE E A QUALIDADE DE VIDA DOS NOSSOS CLIENTES, TEMOS COMO MISSÃO:

- Oportunizar de maneira Programada, Orientada, Segura e Saudável uma Atividade Física Agradável, Prazerosa, Motivante e de Fácil Acesso, de preferência ao Ar Livre e em Ambientes Naturais.
Queremos com isso Desenvolver e Aprimorar as Capacidades Aeróbias e Anaeróbias, da Resistência e Força Muscular, da Velocidade e Potência, da Agilidade e Equilíbrio, e também da Flexibilidade. E ainda promover a Sociabilização!
Competir, Chegar em Primeiro, Treinar Mais, Correr Mais, Reduzir Tempos... Isso não é mais Importante do que Viver Mais e Melhor!

quarta-feira, 22 de junho de 2011

PREPARAÇÃO PARA FUNDISTAS



Corredor de fundo, um tipo muito especial de atleta e, um tipo muito especial de gente. Muita coisa o distingue dos demais atletas e das demais pessoas, mas nenhuma é mais marcante que a solidão. Na vida, as maiores lutas do homem são travadas na solidão. Assim acontece nas corridas de longas distâncias, por isso o fundista é mesmo um tipo muito especial de gente.


Sendo uma pessoal especial, nem sempre é fácil compreendê-lo. Na verdade, quem se dispuser a estudar a personalidade do corredor de fundo, verá que esse tipo de atleta é um sonhador, quieto, introspectivo e muitas vezes temos a impressão que são arrogantes, mais na verdade é pura timidez.

Nas corridas de longas distâncias a maior virtude é a paciência. Então recomenda-se aos atletas que não corram forte antes de poder correr fácil. O nome já diz, corrida de resistência, então quanto mais quilometragem melhor e se possível com conforto.

O desenvolvimento completo de um corredor de fundo se baseia premissa, muitos e muitos anos de treinamento para se atingir o máximo do rendimento, nada mais que o óbvio.
A programação consiste em três fases, isto é:


1 – Período de base Primavera / Verão – 

Compreende 4 meses, sendo as 4 primeiras semanas basicamente de corridas longas em ritmo lento "endurance", as 8 semanas seguintes dar ênfase ao trabalho de força natural, ou seja, corridas em montanhas e dunas de areia e cross-country, nas 4 semanas restantes passar ao treinamento variado que consiste de "fartlek", corridas longas e lentas e corridas curtas em ritmo forte a 85% de esforço. A quilometragem atribuída a essa fase do treinamento, deverá obedecer o lastro dos anos de treinamento de cada atleta.


2 – Período de pré-competição Outono –

Compreende 3 meses, onde se introduz o "Interval-training" duas vezes por semana mesclado com trabalho de força citado acima, técnica e resistência.


3 – Período de competição Inverno – 

Treinamento de manutenção, não se descuidando das regras básicas para o corredor de fundo, ou seja, resistência, força e velocidade. Foi-se o tempo que para o fundista o primordial era só a resistência, hoje vemos corredores que competem em provas que vão dos 800 metros aos 10.000 metros com a mesma desenvoltura.


Fonte: http://www.copacabanarunners.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário