Nossa Missão:

COMO EDUCADORES FÍSICOS PREOCUPADOS COM O BEM ESTAR, A SAÚDE E A QUALIDADE DE VIDA DOS NOSSOS CLIENTES, TEMOS COMO MISSÃO:

- Oportunizar de maneira Programada, Orientada, Segura e Saudável uma Atividade Física Agradável, Prazerosa, Motivante e de Fácil Acesso, de preferência ao Ar Livre e em Ambientes Naturais.
Queremos com isso Desenvolver e Aprimorar as Capacidades Aeróbias e Anaeróbias, da Resistência e Força Muscular, da Velocidade e Potência, da Agilidade e Equilíbrio, e também da Flexibilidade. E ainda promover a Sociabilização!
Competir, Chegar em Primeiro, Treinar Mais, Correr Mais, Reduzir Tempos... Isso não é mais Importante do que Viver Mais e Melhor!

quinta-feira, 23 de junho de 2011

PRINCÍPIOS DE TREINAMENTO PARA CORREDORES



A mentalidade de corrida leva a si mesma a extremos. Porém, o lema "Tudo que vale a pena ser feito, vale a pena ser feito em excesso", acaba levando ao desastre. 
Para alcançar seu potencial como corredor, você precisa ou de um treinador que possa elaborar e monitorar seu treino, ou aprender como planejar seu próprio programa de treinamento.

Ao estruturar seu programa de treinamento, você deve seguir os cinco princípios abaixo:

1. Seu corpo se adapta especificamente ao estresse do treinamento.

2. Adaptações fisiológicas levam tempo.

3. Seu organismo somente pode adaptar-se positivamente a aumentos graduais na carga de treinamento.

4. Alterne treinos fortes com dias de recuperação.

5. Você é uma experiência única.


Especificidade do treinamento-
Para alcançar seu potencial como corredor de longa distância, você precisa desenvolver uma variedade de atributos-chave, incluindo base de resistência, limiar anaeróbico, capacidade aeróbica máxima (VO2 máximo), velocidade básica e técnica de corrida. Durante o treinamento para uma maratona, por exemplo, você provavelmente irá focar-se somente em melhorar sua base de resistência, enquanto virtualmente ignora os outros ingrediente necessários para o sucesso. Essa seria a estratégia apropriada, dada uma meta específica (completar a maratona) e um período limitado de tempo. Porém, seu corpo adapta-se especificamente aos tipos de treinamento que você faz, então quando estiver treinando corridas longas estará fazendo pouco para melhorar seu VO2 máximo, velocidade ou técnica de corrida. Para maximizar sua performance na corrida, precisará incorporar cada um desses componentes no seu programa de treinamento e no equilíbrio certo para você.






Adaptações fisiológicas levam tempo - 
Seu corpo se adapta ao estresse do treinamento, porém esse processo leva tempo. Adaptações fisiológicas ocorrem ao seu próprio tempo, e ainda que você possa fazer ajustes finos no seu treino, para otimizar o processo, não pode apressar a Mãe Natureza. 
Adaptações nos seus músculos, como a elevação da capilarização, ocorrem gradualmente durante meses ou até anos. Embora você possa ter se safado com um aumento rápido do treinamento para completar aquela prova, agora precisa pensar a longo prazo. Seja paciente. A quantidade mínima de tempo para começar a experimentar as melhoras do treinamento é de em torno de seis semanas. Não fique desencorajado caso não note melhoras imediatas na sua corrida.

Aumente a carga de treinamento gradualmente  
Sua carga de treinamento é a combinação da distância, intensidade e número de treinos por semana (freqüência de treinamento). 
Seu organismo somente pode adaptar-se positivamente a elevações moderadas na carga de treinamento em um curto período de tempo. Por exemplo, você pode dobrar ou mesmo triplicar seu volume de treinamento no curso de alguns anos, porém muita elevação da quilometragem de uma vez só é quase certo que ocasionará lesões, doenças ou cansaço excessivo. Embora não haja regras rígidas para elevação da carga de treinamento, é melhor aumentar em uma semana apenas ou a distância ou a intensidade ou a freqüência. 
Um progresso lento e constante pagará mais dividendos na sua performance a longo prazo do que uma entrada rápida e impetuosa no treinamento de alto quilometragem ou intensidade elevada.

Alterne treinos fortes com dias de recuperação 
Com todos os componentes para o sucesso na corrida para encaixar no seu programa de treinamento, é tentador treinar forte dia após dia. Porém, seu corpo somente pode tolerar uma quantidade limitada de treinos fortes e irá melhorar mais rapidamente se lhe for dada a chance de recuperar-se. É assim que funciona!
Quando você treina forte dá o estímulo para seu condicionamento progredir, mas quando recupera-se permite ao seu corpo adaptar-se positivamente e melhorar. 
O padrão clássico de treinamento é a alternância entre dias duros e dias fáceis ou de descanso. Alternativamente, você pode fazer dois treinos fortes em seqüência, mas certifique-se de seguir isso com dois ou mais dias de recuperação. 
A falha em seguir essa norma, é um caminho muito curto para as lesões e overtraining.

 Overtraining é uma condição física, comportamental e emocional que ocorre quando o volume e a intensidade de exercício para um indivíduo  excede sua capacidade de recuperação. Deixa de fazer progressos, e pode até mesmo começar a perder as melhoras adquiridas.  O Overtraining é um problema muito comum na musculação , mas também é muito experimentado por corredores e outros atletas .



Você é uma experiência única -
Cada corredor responde de forma única ao treinamento. O que é excessivo para seu companheiro de treinamentos, pode ser o correto para você. De forma inversa, o programa que funciona para seu parceiro de corridas pode deixá-lo acabado. 
Sua habilidade para responder positivamente ao treinamento depende na sua genética (sua predisposição natural para adaptar ao treino), histórico de treinamento (o quanto e que tipos treinamento fez no passado), saúde geral, histórico de lesões e estilo de vida (dieta, padrões de sono, e outros estresses na sua vida). Como vê, são muitos fatores intervenientes!
Ao elaborar seu programa de treinamento, preste atenção a como responde aos treinos e lembre-se que você é único.

Nenhum comentário:

Postar um comentário